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sexta-feira, dezembro 10, 2010

A interferência da Televisão nas práticas curriculares

Prática Curricular envolve a forma como os conteúdos são materializados em sala de aula. A televisão de alguma forma está sempre no cotidiano de nossos alunos, constituindo conteúdos da realidade social e a escola necessita reconhecê-los como saberes a serem dialogados criticamente. Destaca-se que a programação televisiva dita modas, comportamentos, influencia na fala dos alunos, nos materiais escolares e isso interfere na escola. Muitas das vezes nós professores não estamos preparados para lidar com essas questões em sala de aula.
Na aula de Currículos, no curso de Pedagogia/UFF, no dia 23/11/2010 um grupo apresentou um trabalho sobre Práticas Curriculares. Foram utilizados nessa apresentação, como recurso de ensino, os pôsteres apresentados na XIV Semana de Extensão 2009, entitulados :"Jornal de quem vê TV: uma construção coletiva voltada à formação de professores"e "Articulando a Televisão à Formação de Professores: Narrativas de Vivências", que foram apresentados por Amanda Ferraz e Josiane Aguiar bolsistas/2009 do Projeto "A tv que você olha mas não vê", coordenado pela Professora da Faculdade de Educação da UFF Olga Oliveira.
Nesta aula apresentamos algumas das propostas do projeto. Uma delas, eixo central do Projeto é o de formar educadores e alunos reflexivos e críticos em relação à Televisão.
Na aula houve diálogos sobre diversos temas que foram trabalhados no Projeto/2009 em oficinas realizadas no IEPIC, como por exemplo “a mulher e a tv”. Esse tema foi amplamente debatido nesta aula. Discutimos pois a questão da mulher e o consumo. E como a mulher é apresentada como objeto de desejo na televisão.

Esse texto foi produzido pelas alunas do curso de Pedagogia: Adriana, Amanda, Cíntia, Pamela e Josiane. Em debate do grupo de bolsistas e participantes do Projeto foram oferecidas contribuições produzindo o texto acima.

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